IGREJA MATRIZ DE SANTA BRANCA
Está localizada na Praça Principal da cidade de Santa Branca-SP, que é a Praça Ajudante Braga. A Igreja Matriz da cidade constitui o mais importante conjunto arquitetônico da cidade. Suas raízes têm origem na antiga capela, ponto de intersecção no tempo de dois ciclos econômicos diferentes: o das “lavouras de subsistência” e o do “café”.
A capela foi construída por escravos em 1828, levantada sobra alicerces e paredes de taipa de pilão, constituindo desde então a base geradora do atual prédio.
A obra não perdeu sua originalidade até os dias atuais. O patrimônio religioso é de uso público, recebendo fiéis e visitantes para conhecer esta obra do tempo imperial.
História
No começo de sua história, a igreja ainda capela era conhecida como “Capela Curada”. Construída por escravos, a primitiva capela teve início em 1828 levantada sobre alicerces e paredes de taipa de pilão, constituindo desde então o núcleo gerador do conjunto arquitetônico hoje existente.
O patrimônio religioso é de uso público, recebendo fiéis e visitantes para conhecer esta obra do tempo imperial. A partir de 1º de novembro de 1837 até julho de 1841, padre João da Silva Borges passou atuar como Cura, quando então foi criada a Paróquia Santa Branca, em 11 de dezembro de 1839. Está localizada na Praça Principal da cidade, que é a Praça Ajudante Braga. A obra não perdeu sua originalidade até os dias atuais, sendo sempre restaurada.
Informações:
Paróquia Santa Branca
Pça. Ajudante Braga, 126 – Centro – 12380-000 – Santa Branca – SP
Pároco: Alexsandro de Brito Ramos
Telefone: (12) 3972-0022
paroquiasantabranca@diocesesjc.org.brwww.paroquiasantabranca.com.br